domingo, 8 de março de 2009

É o batismo necessário para a salvação?


Introdução

Uma das perguntas que com freqüência surgem nos círculos cristãos diz respeito ao batismo ser necessário ou não para a salvação. Alguns, por não compreenderem a natureza da graça de Deus, dizem afirmadamente que “não”, não precisamos nos batizar para sermos salvos Outros, presos demais ao ritual do batismo e não seu simbolismo, dizem que “sim”, que sem o batismo em águas, ninguém pode se salvar. Precisamos buscar, portanto, aquilo que a doutrina afirma para, sendo honestos com a Palavra, sabermos exatamente o que Deus pensa a respeito do batismo em águas.

O que é a salvação?

É impossível respondermos corretamente esta indagação sem termos uma compreensão muito clara do que é a salvação. Ser salvo não é freqüentar uma igreja ou ser bonzinho e obediente a regras e preceitos. A salvação é um ato da infinita misericórdia de Deus e da Sua soberana vontade. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, mas este extraviou-se dos seus caminhos, se afastando da perfeita vontade do Pai, decidindo deliberadamente viver em pecado. O Senhor, portanto, enviou Seu Filho Amado para, morrendo em sacrifício voluntário, pagar na cruz nossa dívida de pecados para que o homem, arrependido, ao crer em Sua morte expiatória, possa ser perdoado de seus pecados, justificado de suas culpas, remido de seus pecados, redimido de sua escravidão, reconciliado com Seu Criador e adotado na família divina.

A salvação é resultado da fé obediente

Deus, entretanto, não nos salvou para continuarmos vivendo independente de Sua vontade. Se fomos salvos do pecado, é para não pecarmos mais. Se fomos salvos de uma vida distante de Deus, é para não mais vivermos em desobediência a Ele. Só pode ser salvo quem primeiramente se arrepende de seus pecados e reconhece que queimará eternamente no lago de fogo e enxofre se não crer no Filho de Deus. Ninguém será condenado simplesmente por ter vivido uma vida de pecados, ms sim, por não termos sido lavados no precioso sangue de Cristo Jesus. A genuina fé é uma fé obediente a Palavra de Deus. Se afirmamos que temos Jesus no coração, mas não andamos conforme ensina as Sagradas Escrituras, servimos não a Cristo, mas a nós mesmos; andamos não com Jesus, mas nosso próprio ego; servimos não a Deus, mas ao diabo.

E onde entra o batismo?

O que é o batismo em águas? É um testemunho público, que o novo crente dá, de que definitivamente morreu para o mundo e de que agora vive uma nova vida para Deus, pela sua fé em Cristo Jesus. O batismo não é uma opção, mas um mandamento deixado para a Igreja. E por ser mandamento, deve ser obedecido.

Jesus foi categórico e ensinar, com respeito a expansão da Igreja, sobre a necessidade do batismo em águas. Ele próprio disse: “Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado, e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mt 28.19,20). Ainda mais disse Jesus: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Aquele que crer, e for batizado, será salvo, aquele porém que não crer, será condenado” (Mc 16.15,16). O crente que é genuinamente salvo sente forte desejo de batizar-se em águas. Aquele, porém, que não sente desejo de se batizar, é porque de fato ainda não se arrependeu dos pecados e não deseja de fato servir a Jesus.

Pedro confirmou para a Igreja o mandamento de Jesus, ao pregar: “arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38). É impossível conceber o cristianismo sem a observância do batismo em águas

Há os que conjecturam usando situações bíblicas fora de contexto. Por exemplo, o ladrão da cruz se salvou sem ser batizado. Só que não somos honestos o bastante para observar que ele estava a beira da morte, e que ele foi salvo não como Igreja de Jesus, mas como um judeu que creu no Messias antes da dispensação da graça se iniciar. Se a pessoa afirma ser cristã, e passou anos e anos na igreja sem se batizar, deve entender que se encontra em desobediência a Deus, não podendo por isso considerar-se salvo no Senhor Jesus.

Conclusão

Não podemos brincar com a fé cristã, torcendo a Palavra de Deus para alegrar o coração de nossos ouvintes. O batismo é sim, requisito fundamental para nossa salvação. O crente que insiste em congregar sem descer as águas se encontra em desobediência a Cristo e deve urgentemente se arrepender de seus pecados e obedecer o mandamento do Senhor, se quiser participar da vida eterna que foi reservada àqueles que fielmente guardam as palavras do Senhor. Deus te abençoe!

4 comentários:

Unknown disse...

Caro presbítero,

Após acessar o amoremcristo, pude entrar neste blog. Louvo a Deus por isso e por ter pessoas como você e sua esposa para levar a palavra a outrem ilimitadamente. Quero que saiba que sou nova na fé,e tenho sede da palavra, e tenho gostado de receber pos devocionais e agora, participar destes estudos, através do seu ministério. Até breve. Nádia Maria/CE.

leandro disse...

ae meu irmao, paz!
sempre leio seus devocionais no meu email e sempre me edificam
que Deus continue te usando,
um abraço, Deus o abençoe!

http://www.ministerionascidos.blogspot.com/ disse...

Pastores muito abençoado o blog...
ja estou seguindo ele...que o nosso Deus abençoe voces!

http://www.ministerionascidos.blogspot.com/

SILVANA CAMPOS disse...

A PAZ DO SENHOR PASTOR! FIQUEI FELIZ DE ENCONTRAR ESTE BLOG. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA SOBRE OUTRO ASSUNTO BÍBLICO, ENCONTREI O SITE AMOREMCRISTO E CHEGUEI ATÉ AQUI.ESTE TEMA MUITO ME INTERESSOU. HOJE MESMO FALÁVAMOS SOBRE ISSO (MEU ESPOSO E EU). QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SENHOR E FAMÍLIA!