segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alegria é coisa de crente!

Estudo Bíblico pelo Pastor Sérgio Fernandes,
ministrado no dia 05 de Agosto de 2008


Regozijai-vos sempre, 1 Ts 5.16

Introdução

Este é o primeiro estudo de uma série de ministrações que ressaltarão alguns aspectos da vida cotidiana do cristão. Quero abordar biblicamente algumas características que devem existir na vida do discípulo e com isso, conduzir a congregação a viver intensamente a fé em Cristo Jesus.

O assunto de hoje será a ALEGRIA. É comum pensarmos no crente como uma pessoa carrancuda, sisuda, de poucas palavras, que se expressa pouco, que vive acuada no seu mundinho particular. Analisando a Bíblia Sagrada, notei que o povo de Deus sempre foi convidado a ser alegre e participativo, animado e inclusivo. Quando lemos em 1 Ts 5.16 o convite de Paulo a sermos sempre alegres, devemos compreender que a alegria deve fazer parte da vida cristã.

O que é alegria?

A palavra alegria, segundo o dicionário Houaiss, “é estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer”. É diferente de felicidade. A alegria é uma qualidade de vida. A pessoa é alegre. A felicidade é um estado de ser feliz e esse sentimento é condicionado por circunstâncias. A felicidade vem de fora; a alegria vem de dentro. Para eu ser alegre, basta eu aceitar a alegria dentro de mim. Para eu ser feliz, preciso que algo me aconteça. O convite bíblico diz respeito não à felicidade, mas para a alegria.


A alegria faz bem para o corpo

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos, Pv 17.22.

O homem foi criado para desfrutar intensamente de alegria. Nada do que Deus faz é mal, portanto, afirmo categoricamente que o Pai Celestial não nos criou para sermos tristes e amargos. Tristeza e amargura não são sentimentos vindos dEle. Nos provérbios nós lemos que o coração alegre é bom remédio, e que o espírito abatido faz secar os ossos. A medicina comprovou essa afirmação. Leia o trecho abaixo:


Por meio do riso, o ser humano revela sua disposição em se
aproximar. Isto é o que acredita a psicobióloga Silvia Helena Cardoso, do Núcleo
de Informática Biomédica (NIB) da Unicamp. Ela admite que rir pouco pode trazer
conseqüências sérias para o bem estar mental, físico e social. Em suma, a
ciência vem confirmando a cada dia o dito popular “rir é o melhor remédio”. Já
se sabe, por exemplo, que o riso promove a diminuição da tensão muscular. Basta
dar uma gargalhada para constatar a afirmação. O riso e o humor diminuem o
estresse e a ansiedade, reforça a imunidade e diminui a dor. Entre seus
benefícios, a psicobióloga enumera que o riso inicia uma cadeia de reações
fisiológicas, afeta o sistema cardiovascular e aumenta a freqüência cardíaca e a
pressão. As artérias se dilatam, levando a uma queda de pressão que supera o
aumento anterior ,efeito benéfico aos hipertensos. Cientistas estudam que a
manifestação também pode liberar endorfinas, conhecidas por reduzir a
sensibilidade à dor e promover o bem-estar.


Quando vejo um crente constantemente reclamar de lutas, de provações, e de desertos, é comum notar que esse crente se alegra muito pouco. Não é aberto, não se relaciona com os demais. Na verdade, o que essa pessoa chama de provação eu chamaria de “ossos secos”. Permita que a alegria do Senhor invada seu coração nesse dia e tenha a sua saúde física restabelecida!

Alguns fatos espirituais sobre a alegria


A alegria gera poder espiritual

Neemias animou o seu povo afirmando que a alegria do Senhor é a nossa força (Nm 8.10). A alegria cristã é uma intensa fonte espiritual de poder. Ela intensifica nossa comunhão com Deus; fortalece nossa certeza de salvação; acrescenta fé para vencer as batalhas pessoas e espirituais. Você deve ter percebido que boa parte de nossos fracassos pessoais ocorreram após aceitarmos a angústia e a tristeza em nosso coração. Enquanto estamos alegres, estamos mais dispostos a sermos fiéis e consagrados. Se você tem enfrentado algum tipo de provação, é crucial buscarmos essa alegria espiritual diariamente em nosso Senhor, e com ela, Ele nos sustentará!

A alegria do crente deve ser externada

A Alegria não pode ser contida na vida interior. Quando estamos alegres, isso fica estampado em nosso rosto e nas nossas atitudes! Em Nm 12.43, a Bíblia menciona que Deus alegrou o povo com tamanha alegria que o júbilo deles se ouviu de longe. Deus usa nossa alegria para mostrar Sua glória para as pessoas. É por isso que nós pentecostais somos conhecidos por esse barulhinho característico de nossas reuniões, com crentes glorificando ao Senhor, bradando com júbilo e celebrando com alegria a sua salvação. A alegria externada causa assombro nas pessoas e muda circunstâncias espirituais. Portanto, alegre-se!

Deus é a nossa fonte de alegria

No Salmo 9.2, lemos o salmista afirmar: “em Ti me alegrarei, e saltarei de prazer”. Se buscarmos alegria em outras coisas, essa alegria será passageira. Deus não muda, portanto, quando nossa alegria vem dEle ela nunca cessa. A alegria que vem do Senhor movimenta a vida do crente. Ao ler nesse verso a expressão “saltarei de prazer”, entendo que quando Deus nos dá alegria algo acontece em nossa vida; há um movimento que nos leva a saltar, erguer as mãos, glorificar, vencer barreiras e ultrapassar desafios. Crente sem alegria não está devidamente sintonizado no canal de Deus!

O crente deve ter alegria por estar na casa de Deus

A Bíblia diz assim: “alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor”, Salmo 122.1. Entendo que o ambiente da congregação deve ser um local alegre. Minhas atitudes aqui devem ser geradoras de alegria e satisfação nas pessoas. Quando estiver na igreja, sorria. Abrace as pessoas, estenda a mão, faça brincadeiras sadias, seja reverente e animado nos cultos. Na saída, abrace as pessoas novamente, deseje uma boa semana, fale palavras sadias e construtivas. Pequenas atitudes geram grandes milagres!

O Espírito Santo, através das profecias, demonstrou a intenção de Deus em nos dar alegria

Veja alguns versículos em Isaías:

Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. Is 9.13

E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.
Is 35.10

A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
Is 61.3

Jesus disse que os discípulos teriam uma alegria que não lhes seria tirada

Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria (...)e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. Jo 16.20,22

Não podemos enquanto crentes em Cristo viver angustiados e sem alegria. Se isso ocorreu, estamos sendo alvo de algum problema, que pode ser físico, emocional ou espiritual. Isso não significa, entretanto, que jamais ficaremos tristes, apenas que viver triste e amargurado não faz parte da experiência cristã (At 13.52). Isso é tão verdade que Paulo ensinou que o fruto do Espírito é composto por alegria (Gl 5.22).



Conselhos práticos para experimentar alegria

- Pense na sua salvação, Isaías 12.3
- Pense que você escapou do inferno pela graça de Jesus, João 3.16
- Pense em cada um das promessas, Jeremias 1.12
- Pense somente naquilo que dá esperança, Lamentações 3.21
- Pense nas misericórdias do Senhor, Lamentações 3.22,23
- Agradeça mais e murmure menos, Filipenses 2.14
- Peça a Deus que alegre seu coração, Neemias 12.43

Conclusão

Desejo de coração que você seja um crente alegre! Que desfrute abundantemente de satisfação no Senhor! Que viva intensamente a alegria do céu e descubra cada milagre que Ele reservou para você! Que Deus te abençoe ricamente!

Nenhum comentário: