terça-feira, 22 de julho de 2008

Deus quer "crear" coisas novas para você

Texto Base: Isaías 40.25-31; Gn 1

Introdução

Prosseguindo nossos estudos sobre a Pessoa de Deus, gostaria de apresentar uma revelação que recebi do Senhor, através da meditação em Sua Palavra. Este ensino é apenas uma explanação de algo que está bem documentado na Bíblia e que poderá trazer bastante ânimo para vocês.

Em sua revelação, Deus primariamente decidiu apresentar-se a nós como Criador (Gn 1.1). É sobre esta realidade que se firma toda a revelação bíblica, que nos apresenta um Deus que “creou” todas as coisas e, por tê-las “creado”, é o proprietário dos céus, da terra e de tudo o que existe. E podemos confiar que Ele tem trabalhado em nosso favor.


A criação de Deus, a obra de Deus em nós, e o tempo dessa obra

Você deve ter notado que usei a expressão “crear” ou invés de “criar”. O motivo desse uso é uma aplicação teológica para o verbo hebraico ‘bara’, que é traduzido em Gn 1 como criar. Esta expressão jamais é utilizada em outra ocasião, senão para mostrar o ato de Deus criar. O homem não ‘bara’. Só Deus ‘bara’. A melhor explicação para esse conceito é o de Rm 4.17, onde aprendemos que Deus chama à existência as coisas que não existem. O homem pode criar a partir de elementos que já existem. Deus pode criar a partir do nada! Por isso, afirmo que o homem pode criar, mas somente o Senhor pode “crear”.

E Deus não encerrou sua criação em Gn 1. Em Isaías 40.28, lemos que (...) o Criador do céu e da terra não se cansa e não fica exausto; Ele não se cansou de criar. O apóstolo Paulo também notou que estamos sendo constantemente alvo do movimento criativo de Deus, ao afirmar: (...) aquEle que em vós começou a boa obra não vai parar, Fp 1.6.

O tempo dessa obra é contínuo. E, com base na revelação de Gn 1 e dos dias criativos, entendo que Deus exerce sobre nós sete estações criativas. Com certeza, nós estamos envolvidos numa destas estações e, estando nelas, somos foco de coisas novas que o Senhor continua criando na vida daqueles que O amam. Vamos analisar uma a uma para compreendermos o teor da revelação de Deus.

Primeira Estação Criativa: Revelação


No primeiro dia de criação, Deus declarou que houvesse luz, dissipando as trevas, Gn 1.3. Luz fala de claridade, de visão, de esclarecimento. Com isso, entendo que a primeira coisa que o Pai quer “crear” em nossa vida é “revelação”. Eu vejo isso muito claro no episódio em que Jesus se encontra com Natanael, Jo 1.43-50. Aquele judeu tinha sua religião e, embora seguro nela, não havia sido esclarecido que Deus havia feito um movimento novo no mundo através da chegada de Cristo a este mundo. E, numa interessante conversa, Jesus alimenta Natanael de revelação, e este passa a ser um dos discípulos. Talvez você esteja um pouco perdido, se sentindo desorientado, precisando de um caminho para prosseguir, quem sabe o movimento criativo de Deus não trará um dia de revelação para você?

Segunda Estação Criativa: Esperança

O segundo dia de criação foi a ocasião de Deus separar as águas e estabelecer o firmamento, que chamamos de céu (Gn 1.6). O céu tem para o crente um aspecto de redenção. Quando estamos entristecidos, é natural olharmos para o céu buscando respostas. Quando a esperança morre, é no céu que buscamos encontrá-la. Veja o Salmo 121.1: “Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro?”. Não é a toa que Cristo foi crucificado no topo de um monte, colocando-se entre o céu e a terra; foi a forma de Deus demonstrar que a morte dEle na cruz nos traria uma viva esperança (1 Pe 1.3). Será que você não está andando nessa vida desesperançoso? Abatido, sem expectativas? O movimento criativo de Deus está indo em seu encontro nesse momento, e Deus “creará” uma nova esperança dentro de você! Assim como Jesus deu uma nova esperança para a viúva de Naim, Ele fará para você! Nem mesmo a morte pode conter a glória de Cristo e o movimento criativo do Todo Poderoso!

Terceira Estação Criativa: Frutificação


No terceiro dia de criação, Deus fez aparecer a terra seca, e logo em seguida a encheu de vegetação, Gn 1.9-11. Considero intenso o trabalho divino neste dia; vejo o quanto ele se assemelha com a experiência de frutificação cristã. Pode ser que exista algum leitor deste estudo que esteja como terra seca; basta o agir de Deus ser aceito em seu coração para que você frutifique. Jesus disse que nos nomeou para darmos fruto, e nosso fruto permanecer, Jo 15.16. Só que o galho só pode dar fruto quando é podado. Essa provação intensa que você está passando pode ser um período de poda. Deus, através de o seu mover criativo, pode estar tirando coisas da sua vida que impedem seu crescimento espiritual. E se de fato isso tem ocorrido, Ele criará uma experiência única de frutificação em sua vida.

Quarta Estação Criativa: Separação

No quarto dia da criação, Deus firmou no céu os luzeiros que governam a noite e o dia, para, entre outras coisas, separar a luz das trevas, Gn 1.18. A quarta estação criativa de Deus visa nos santificar para Ele; é um movimento divino para “crear” em nossas vidas oportunidades de santificação. Esses dias são muito especiais, parece que nosso coração está totalmente voltado para orar e adorar, sentimos desejo intenso de ler a Palavra de Deus e nossa fé fica profundamente fortificada. Essa sensibilidade nova é uma ação criativa divina para aperfeiçoar nossa santificação. A intenção divina é fortalecer sobre nós a experiência de sermos sal da terra e luz do mundo, Mt 5.13-16. Talvez você esteja se sentindo distante de Deus e tenha sede por santificação, peça ao Pai que venha “crear” um tempo novo de santificação pessoal para a sua vida!

Quinta Estação Criativa: Milagres e Experiências

O quinto dia da criação é muito interessante! Deus, apenas com o poder da Sua Palavra, encheu os céus e o mar com seres viventes. A quinta estação criativa de Deus é uma época onde Deus chama a existência coisas que não existem, para nos proporcionar milagres e experiências sobrenaturais. Achei notável a menção no versículo de céu e mar. Isso explica a origem dos milagres (são do céu) e o meio pelo qual Deus opera (pelo mar, pelo rio de sua presença). É impossível não lembrar do rio virtuoso de Ezequiel 47. Quando o mover criativo de Deus surge para nós com milagres e experiências, diversas coisas que antes estavam estacionadas e paradas começam a ser resolvidas. Milagres, providências e experiências incontáveis começam a ocorrer em nossa vida. Lembro-me quando Jesus foi interrogado por Pedro com respeito ao imposto do templo. O Mestre, fazendo uso mover criativo de Deus, mandou o seu discípulo ir pescar um peixe, pois acharia uma moeda na boca do mesmo. Ele trouxe à existência aquilo que não existia, de modo sobrenatural. Ele também pode fazer isso por você!

Sexta Estação Criativa: Benção e Promessas

No sexto dia, Deus criou todos os animais terrestres, e criou o homem a sua imagem e semelhança, lhe abençoando e lhe fazendo promessa, Gn 1.24-31. A sexta estação criativa é um tempo de bênçãos e promessas. Veja a notável menção de “terra” e “terrestre”. Nesse agir criativo, Deus entrega ao crente diversas bênçãos e promessas que fortaleceram sua fé para os dias que ainda lhe restam na terra. Você já deve ter notado que existe época onde o Senhor fala mais conosco que de costume. Dias onde tudo o que fazemos prospera. Isso não é nada além do que a estação criativa de bênçãos e promessas. Eu vejo esse agir criativo de Deus muito intenso no tempo de preparação para a chegada do Messias, quando o Senhor falou pelos profetas das bênçãos e da prosperidade que viria através da vinda de Cristo, e vejo particularmente isso na vida dos apóstolos que ouviram promessas de Jesus enquanto Ele esteve entre nós. E este tempo de bênçãos e promessas está chegando para você, o mover criativo de Deus lhe trará promessas renovadas e bênçãos abundantes!

Sétima Estação Criativa: Descanso

No sétimo dia, Deus concluiu a sua obra e descansou. A sétima estação criativa de Deus para nós visa nos dar graça para entrarmos no seu descanso espiritual. A jornada espiritual do crente é como uma pesada guerra, que tenta roubar nossa alegria e nossa força. Deus surge então com sua ação criativa para nos proporcionar descanso. Você se lembra de algumas vezes no evangelho que Jesus mandou os discípulos o acompanharem para lugares distantes para descansar? Era o agir criativo de Deus, conduzindo-os a viverem dias de refrigério. O salmo 23 afirma que o Senhor “refrigera a minha alma”. Se você está cansado, sofrendo, vivendo dias de tanta opressão e tristeza, o movimento criativo de Deus te alcança com descanso espiritual para sua vida, lhe fazendo descansar. Receba esse descanso espiritual em sua vida!

Conclusão

Jesus disse assim: “meu Pai trabalha até agora (...)”, João 5.17; Deus continua trabalhando incansavelmente, fazendo acontecer Seus propósitos na face da terra. E hoje mesmo, Ele reservou um agir criativo para transformar e abençoar sua vida! Deus te abençoe!

Nenhum comentário: