segunda-feira, 7 de julho de 2008

Dez mentiras sobre Deus, parte I

Queridos irmãos e amigos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, ministério do Belém, em Jd. das Andorinhas, saudações cristãs! Dando seqüência em nossos estudos sobre a Pessoa de Deus, Nosso Pai, estaremos meditando em duas terças-feiras sobre dez mentiras que as pessoas contam acerca do Criador, e os males que elas podem trazer para a nossa vida espiritual. Espero poder enriquecer a vida espiritual de cada um de vocês!

É importante notarmos que as pessoas contam mentiras sobre Deus sobre duas circunstâncias: (1) diminuir quem Deus de fato É, e também querem (2) reduzir o cristianismo a uma simples religião. É uma forma que a humanidade encontrou de escapar da sua responsabilidade de não se converter ao Senhor e do resultado de sua constante desobediência. Meditando nas mentiras que eles dizem, podemos conhecer a verdade que Deus revelou acerca de si mesmo e o peso dessa revelação para cada um de nós.




Primeira Mentira
Existem vários deuses, portanto, todos os caminhos levam a salvação

Essa tem sido uma das mentiras mais propagadas na atualidade, e devemos enquanto igreja entender o que a Bíblia diz a esse respeito. A razão das pessoas insistirem que o Deus dos crentes é o mesmo “deus” do mundo é uma forma de nos afrontar dizendo que todo nosso esforço em servir fielmente ao Pai Celestial é tão valido como a vida pecaminosa que eles vivem servindo seus próprios deuses. Com respeito a isso, precisamos compreender o que a Bíblia de fato afirma a esse respeito:

Em primeiro lugar, a revelação é bastante clara em afirmar que existe um só Deus e Senhor, Dt 6.4. O Deus cristão afirmou em sua revelação, que é a Bíblia Sagrada, que só existe um único Senhor. A Palavra de Deus afirma que Ele é o Criador de todas as coisas (Gn 1.1) e, sendo um único Ser, revelou-se a humanidade através de três pessoas distintas e coexistentes: O Pai, o Filho e o Espírito Santo (2 Co 13.13; 1 Jo 5.7).

Em segundo lugar, Deus revelou-se a nós claramente através de sua encarnação, quando veio a nós através de Jesus Cristo (Jo 1.14). E Jesus afirmou que só existe um caminho que conduz ao Pai, que é Ele próprio (Jo 14.6).

Não existem vários deuses! Deus é um só! E não existem diversos caminhos que conduzem a salvação. O único caminho que nos conduz ao Pai é Jesus Cristo.


Segunda Mentira
Deus é Pai de todas as pessoas

Essa frase é constantemente falada por pessoas que estão lutando para conquistar algo. Elas costumam afirmar: “eu também sou filho de Deus”. Outras há que, mesmo em pecados tão grosseiros e vivendo tão distantes do Criador, afirmam sem medo que Deus é o Pai de todos. Eu até gostaria que fosse assim, mas não posso negar o que diz a palavra do Senhor a esse respeito.

Em primeiro lugar, é correto afirmar que somos todos filhos de Deus no sentido dEle ser o criador de todas as coisas (At 17.28). Porém, há diferença em ser criação de Deus e ser filho de Deus: se eu inventar um objeto ou uma obra de arte, eu sou o pai daquele invento, entretanto, não carrego laços sentimentais ou familiares por ele. Entretanto, os filhos que eu gerar, esses serão sangue do meu sangue e com eles terei afeição.

A Bíblia afirma que Deus torna-se “pai” daqueles que receberam a Cristo Jesus, Jo 1.12. O próprio Espírito Santo, após nossa conversão, testifica em nosso espírito que passamos a ser filhos de Deus, Rm 8.16. E se somos filhos, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, Rm 8.17a. A grande diferença entre ser filho por criação e filho por adoção diz respeito, principalmente, ao término de nossa jornada terrena. Quem é apenas criação de Deus poderá viver uma vida de constantes sofrimentos, e esse sofrer não acabará com a morte, mas prosseguirá com a condenação. Entretanto, nós que somos filhos por adoção, temos esperança diferente: (...) se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados, Rm 8.17b.

Deus é Criador de todas as pessoas, mas é Pai de todos aqueles que crêem em Jesus.

Terceira Mentira
Deus tolera os meus pecados

Quando observamos ambos os testamentos bíblicos, podemos pensar que Deus, por algum modo, mudou sua forma de agir com respeito à humanidade. Entretanto, somos constantemente confrontados com o fato de que Deus não muda (Ml 3.6). Como explicar que alguns pecados praticados nos tempos bíblicos antes da vinda de Jesus eram punidos com morte e hoje, por muitas vezes os mesmos pecados são mantidos em segredo pela pessoa até sua morte? Teria Deus mudado?

Na verdade, Deus não muda e nunca mudará. Entretanto, a morte de Cristo na cruz do Calvário resolveu a forma como Deus aplica a sua justiça. Com o sacrifício do Filho de Deus, toda a justiça divina com respeito ao pecado foi cumprida no Salvador. Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras nós fomos sarados, Is 53.5.

Deus continua e continuará aplicando sua justiça sobre o pecado. Entretanto, para usar de misericórdia para com o homem e lhe dar chance de salvação por Cristo, Deus transferiu o tempo dessa pena para o término da carreira humana. Nós, que participamos da salvação, fomos declarados sem culpa e sem condenação, Rm 8.1. Mas, aos infiéis, que não aceitam a graça de Deus, não resta outra expectativa senão a de juízo e condenação. O juízo que não veio em vida virá obrigatoriamente após a morte, Hb 9.27.

Deus não tolera meus pecados. Ele já os puniu em Cristo e me declarará justificado se eu crer em Jesus Cristo e na sua morte expiatória. Entretanto, se eu não crer no Salvador, devo esperar o juízo de Deus que poderá ocorrer em vida ou imediatamente após minha morte, resultando em minha condenação.


Quarta Mentira
Deus é tudo o que eu quero que Ele seja

Certa vez, uma criança estava fazendo um desenho e sua professora lhe perguntou o que era aquela imagem que ele fazia. Ela lhe respondeu: “Estou desenhando Deus”. A professora, intrigada, lhe disse: “Mas ninguém sabe como é Deus”. E a criança lhe disse: “Elas saberão quando virem meu desenho”.

Essa estória ilustra bem a confusão religiosa que muitas pessoas têm vivido, até mesmo muitos cristãos. O povo de Deus anda confuso, sem saber porque faz algumas coisas e porque não faz outras. A tendência de estar servindo uma “imagem de Deus” diferente da revelação é muito grande e perigosa. Precisamos aceitar Deus como Ele É.

Deus é infinito demais para ser explicado, mas é suficiente real e bondoso para ser crido. Em Is 55.5,6, temos um vislumbre do convite que o verdadeiro Deus faz a todas as pessoas, de que o busquem de coração e se convertam de seus maus caminhos. O Deus verdadeiro exige de seus seguidores comprometimento. O “deus falso”, que podemos estar seguindo, nos sugerirá algumas coisas tentadoras, por exemplo:

- eu só quero o seu coração!
- você não precisa estar em uma igreja local para me servir!
- eu não quero o seu dinheiro!
- você pode viver pecando, pois jamais lhe condenarei!


Esses são alguns exemplos do “deus falso” que tem roubado a adoração dos cristãos. É por isso que muitos crentes vivem sem poder espiritual nas vidas, uma vez que um “deus falso” não pode vivificar.

Para conhecer o Deus verdadeiro, você deve conhecer a palavra do Senhor. A Bíblia afirma que ela é lâmpada para os pés e luz para o caminho, Sl 119.105. É com a revelação bíblica que podemos conhecer e servir o Deus verdadeiro.

Aceite a Deus como Ele é! Esse é o primeiro passo para o sucesso espiritual do cristão.


Quinta Mentira
Deus jamais poderá mudar a minha situação

Sempre que leio a Palavra do Senhor, sou desafiado por um de seus versos mais conhecidos. Ele afirma assim: “Sem fé, é impossível agradar a Deus”, Hb 11.6. Esta palavra fé, no grego, é pistis, e pode ser traduzida tanto por fé ativa como por fidelidade. Ao lermos o contexto do capítulo onze de Hebreus, entendemos claramente que o autor tinha em mente a fé prática, a fé do dia a dia.

Sendo isso verdade, temos que aplicar o texto sobre mim e sobre você. Uma vez que realmente temos o desejo de agradar ao Senhor, precisamos manter nossa fé viva e constante. Deus é forte o bastante para nos ajudar e nos consolar nos momentos de aflição e de dor. E, independente de nossas circunstâncias, Deus continua sendo o mesmo. Ele certa vez afirmou: “Acaso, para o Senhor há alguma coisa demasiadamente difícil?”, Gn 18.14.

Você pode patinar na fé de vez em quando. Mas jamais deve se esquecer de que incredulidade é pecado e que carece de arrependimento. E, mesmo que você tenha sido incrédulo, isso não quer dizer que Deus mudou! Deus pode sim, fazer qualquer coisa que esteja dentro dos seus eternos propósitos, e isso inclui abençoar a vida de todos aqueles que nEle crêem.

Deus pode sim, mudar sua situação! Restaurar, salvar, perdoar, renovar, purificar, tudo isso e muito mais Ele faz e tem feito na vida daqueles que nEle crêem. Renuncie toda incredulidade e não aceite viver distante do Senhor!


Que o Senhor te abençoe! Na semana que vem aprenderemos mais cinco mentiras sobre Deus e a verdade que Ele revelou em sua palavra para cada um de nós!

Que o amor divino, a graça salvífica e a preciosa consolação do Espírito lhe alcancem neste dia!

Um comentário:

Seu Jorge disse...

CAro pastor Sérgio, graça e paz!
Acompanho suas devocionais no site amoremcristo.com, e hoje vi o seu blog. Parabéns e que Deus te abençoe nessa empreitada!
Sobre as mentiras que contam sobre Deus, gostaria de mencionar uma observação que me pareceu interessante sobre a segunda mentira, a que diz que Deus é pai de todos: o infiel diz que Deus é seu pai. Que filho rebelde esse, hein?