sexta-feira, 11 de julho de 2008

Dez Mentiras sobre Deus, parte II

Essa série de novas mentiras sobre Deus, que fecham nosso estudo, traz algumas afirmações de ramos religiosos de bastante representatividade na espiritualidade globalizada. Tais ensinamentos, além de heréticos, são nocivos e podem afastar o cristão do verdadeiro Deus, revelado na Bíblia Sagrada. Espero que esse aprendizado seja útil para você.

Sexta Mentira
DEUS NÃO PODE SER CONHECIDO


Um ramo teológico forte e que tem crescido absurdamente nesse princípio de milênio é o Agnosticismo. Se você verificar em qualquer site de relacionamento, essa é uma das opções disponíveis. O que vem a ser isso?

Para o agnosticismo, Deus ou um “deus” de fato criou o mundo, entretanto, ele distanciou-se de sua criação, não podendo ser conhecido. Note que o agnosticismo é diferente do ateísmo. Essa teoria reconhece a Deus, mas ensina que não podemos conhecê-lo.

Essa linha teológica é bastante diferente da sadia mensagem bíblica. Em primeiro lugar, a Bíblia afirma que Deus está por perto (Fp 4.5). Nenhum cristão, por menos instrução que possua, é capaz de dizer que Ele se distanciou, pois contemplamos o seu cuidado para conosco todos os dias. Além disso, podemos apresentar diversos fatos históricos que comprovam que Deus detém em suas mãos o curso da história: a escolha de Israel como povo, sua preservação, a vinda do Messias, a preservação da Igreja de Jesus Cristo e os eventos finais, que aguardamos com esperança.


Além disso, Deus se revelou a humanidade através das Escrituras (Sl 119.105), através de Jesus Cristo (Hb 1.1) e através do Espírito Santo (Ap 2.7). Essa afirmação de que Ele não pode ser plenamente conhecido é uma infeliz mentira que conduzirá multidões a perdição.

Deus pode e quer ser conhecido.

Sétima Mentira
DEUS É UMA FORÇA


Uma segunda concepção sobre Deus que tem angariado muitos adeptos é a apregoado pelo movimento “Nova Era”, que afirma que o Criador é simplesmente “uma força”. Em seus livros e discursos, ouvimos por diversas vezes seus adeptos mencionando a necessidade de estarmos em contato com essa “força” para sermos felizes, positivos e vitoriosos.

Deus, entretanto, não é uma força. Nosso Pai Celestial é um Ser Pessoal. Ele possui vontade, intelecto, desejos e propósitos. Ele ama, perdoa, se ira, sente zelo por nós e quer se comunicar conosco a todo instante. Se Deus fosse uma força, Ele não poderia nos amar e nem cuidar de nós (Mt 7.11). Ao reduzir a pessoa de Deus a uma força, os tais tentam tirar nossa responsabilidade moral diante dEle. Se Ele fosse uma força, não poderia exigir de nós santidade. Mas, como Ele é vivo e sinto, pode não apenas nos dar graça para viver em Sua presença, como também exigir do ser humano uma postura ética diante dEle.

Deus não é uma força. Ele é um Ser pessoal que nos ama e tem cuidado de nós.


Oitava Mentira
TUDO É DEUS OU DEUS É TODAS AS COISAS


A mesma Nova Era tem ensinado que por ser Deus uma força, Ele está impregnado em todas as coisas que existem. O lema dos tais é afirmar que “Deus é tudo e tudo é Deus”. Isso é uma mentira descabida. Muitos adeptos do movimento chegam a afirmar que eles próprios são deuses.

Deus jamais pode ser comparado com sua criação (Rm 1.21-23). De fato, a criação manifesta a glória de Deus, mas ela apenas reflete, como um espelho, a imagem daquEle que a criou, e nada mais!

Eu não sou Deus. Um animal não é divino, muito menos uma imagem de escultura. Nosso Pai é o Criador dos céus e da terra, e não divide sua glória com ninguém. Ao afirmar que Deus é tudo, podemos errar em não separá-lo do mundo que criou, e com isso, incorreremos no pecado de idolatria e, nesse pecado, poderemos incorrer em condenação.

Deus não é tudo ou todas as coisas. Ele é o Criador e é separado de sua criação.


Nona Mentira
DEUS É UM HOMEM EVOLUÍDO


O mormonismo tem causado sensação na sociedade brasileira com as famosas duplas de missionários que percorrem todos os bairros de nossa cidade, apregoando sua religião. Esse outro evangelho, que apesar de ter pontos comuns com o cristianismo autêntico, é uma das maiores aberrações religiosas que se têm notícia. Mesmo assim, tem enganado muita gente.

Uma das maiores aberrações do mormonismo é afirmar que Deus é um homem evoluído. Esta afirmação fere frontalmente diversos atributos divinos, por exemplo: se Deus é um homem evoluído, quem criou esse primeiro homem? Ou mais, se de fato Ele é um homem, ele não é eterno e com certeza não é onipotente.

Além disso, esse ensino acaba por dar aos que o apregoam uma falsa expectativa de que os tais podem ser deuses também.

Deus é Espírito (2 Co 3.16). Através de Jesus Cristo, Deus tomou a forma humana para morrer por nossos pecados (Jo 1.14), sem entretanto jamais perder sua essência divina e seu poder infinito.

Deus não é um homem evoluído. Ele é o Criador dos céus e da terra, o Eterno, o Todo Poderoso.



Décima Mentira
DEUS NÃO É O TODO PODEROSO


O teísmo aberto é um movimento que tem crescido de forma velada nos círculos evangélicos, e que tomou notoriedade quando alguns líderes cristãos afirmaram fazer parte desse movimento, como o famoso pastor Ricardo Gondim. Apesar de sua forma nitidamente cristã, ele difere do cristianismo bíblico em diversos aspectos, entre eles, o mais notável, ao afirmar que Deus não é imutável e não é o Todo Poderoso.

Segundo os tais, Deus não conhece de antemão as decisões das pessoas e por causa disso, Ele se adapta a forma pela qual os homens agem, mudando constantemente o curso da história. Essa teologia tenta com isso explicar o motivo de, aparentemente, Deus não corrigir o rumo da história humana e suas constantes catástrofes, como se Ele de antemão não pudesse saber tudo de mal que o homem deseja fazer.

A Bíblia, entretanto, afirma que Deus é o Todo Poderoso (Gn 17.1). Ele próprio afirmou diversas vezes que não muda (Ml 3.6; Hb 13.8). O teísmo aberto, com a boa intenção de tentar explicar algumas questões filosóficas básicas, acaba por nos apresentar um Deus bastante diferente daquele que a própria Bíblia revelou.

Deus tem todo o poder em suas mãos. A criação,a redenção e o cumprimento da Palavra de Deus demonstram claramente que Ele não só tem o rumo de nossas vidas em suas mãos, como de toda a história!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário: